O Certificado Digital E-Notariado é a sua identidade digital para realizar transações comerciais e ter acesso aos serviços com agilidade e eficácia jurídica. A sua função é garantir autenticidade e o meio para assinar digitalmente documentos buscando agilidade e segurança para os cidadãos.
O certificado digital E-Notariado será instalado em seu celular e os documentos serão assinados utilizando o aplicativo e-notariado, disponível nas lojas Google Play e Apple Store. A assinatura é feita com leitura biométrica do celular ou informando o PIN.
Os certificados são emitidos por tabeliões de notas, profissionais do Direito com fé Pública, e gerido pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal. A regulamentação da prática dos atos notariais eletrônicos está regulamentada pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça, conforme o provimento CNJ 100/2020.
Clique aqui e veja quais são os cartórios que estão credenciados e emitem o Certificado Digital E-Notariado.
Como solicitar seu certificado e-notariado?
1. Dirija-se a um cartório Tabelionato de Notas credenciado como Autoridade Notarial com o seu documento de identidade e o comprovante de endereço.
2. Solicite a emissão do seu certificado digital E-Notariado.
3. Após sua identificação presencial e conferência dos documentos, o tabelião emitirá seu certificado digital que ficará residente em seu celular.