A emissão e validação de certificados digitais podem ser feitas pelos cartórios no estado de Sergipe como posto de atendimento e validação da CERTISIGN - AR (Autoridade Certificadora de Registro), por força de convênio estabelecido na forma do art. 29, §3º, da Lei nº. 6.015/1973.
O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.
Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.
Existem 2 tipos de Certificado Digital:
Certificado A1 - é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Tem validade de 1 ano.
Certificado A3 - é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Token ou Nuvem). Tem validade de 1 a 5 anos.
Para adquirir o certificado digital e emiti-lo junto aos cartórios de Sergipe (clique aqui e veja os locais de atendimento), você poderá realizar o seguinte procedimento:
- Acesse https://www.certisign.com.br/certificado-digital
- Escolha o tipo de certificado para abrir a tela de seleção de localidade;
- Selecione Sergipe e clique em Continuar;
- Escolha seu certificado digital e clique em Comprar;
- Avance as etapas: Meu carrinho à Identificação à Dados do Faturamento à Pagamento à Titularidade e Agendamento;
- No Agendamento, escolha a cidade e depois o cartório;
- Agende a melhor data e entre em contato com o cartório para confirmar o agendamento;
- Compareça ao cartório com os documentos informados no website para validação e emissão do seu certificado digital;
- Receba sua nota fiscal por e-mail.